sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ARTIGO DE OPINIÃO

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as idéias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. a intenção é atingir todo tipo de leitor. Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas. Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor. Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às idéias. Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa. Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm


                            Além da Teoria

Esse artigo é a fim de nos indagar que educação queremos, pois nós como educadores temos  uma parcela de responsabilidade na educação oferecida , será que reproduzimos a maneira tradicional que tantos criticamos, temos que trazer uma educação para sala de aula além do discurso. Não adianta querer  colocar as tecnologias em sala de aula, se a metodologia não inovar , Observamos  que vários educadores tentar usar metodologia ou uma prática nova , mas sempre de certa forma reproduzem o sistema tradicional , pois o Brasil ainda anda com passos vagarosos em relação a avanços educacionais .
 É ainda o processo educativo acontece de maneira confusa, pois temos um discurso inovador, porém práticas inovadoras estão ligadas ao processo tradicional.  Certamente não devemos ter a cobrança somente nos educadores, precisarmos compreender que o sistema político também precisa oferecer mais recursos econômicos, para assim se dada uma escola pública é um ensino de qualidade, precisamos romper com essa dualidade, pois precisarmos oferecer uma oportunidade igualitária no meio social, a escola é o Oxigênio da democracia, “... a democracia resolver o problema dessa dilacerante desigualdade.” (FLORESTAN, 2002 pag. 35) só teremos a democracia, se tivemos um ensino de qualidade, que possibilite formar seres com autonomia e seres críticos e pensantes no meio social, sendo assim observarmos que o ensino tradicional não trouxe avanços em relação o alcance da democracia, precisarmos questionar nossa postura como educadores.

 FERNANDES,Florestan.Anisio Texeira e a luta pela escola pública,In:ROCHA, João Augusto de Lima (org).2002.Anísio em movimento .Brasília :Senado Federal


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