quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Fábula

Fábula é uma pequena narrativa em que se aproveita a ficção alegórica para sugerir uma verdade ou reflexão de ordem moral, com intervenção de pessoa, animais e até entidades inanimadas. (Modeiro Dicionário de Língua portuguesa-Michaelis)

Características das Fábulas:

A fábula trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo.

Muitas vezes, no finalzinho das fábulas aparece uma frase destacada chamada de MORAL DA HISTÓRIA, com provérbio ou não; outras vezes essa moral está implícita.

Não há necessidade de descrever com muitos detalhes os personagens, pois o que representam nas fábulas (qualidades, defeitos) já é bastante conhecido.

Tempo indeterminado na história.

É breve, pois a história é só um exemplo para o ensinamento ou o conselho que o autor quer transmitir.

Conflito entre querer / poder.

O título não deve antecipar o assunto, pois não sobraria quase nada para contar.

A resolução do problema deve combinar com a sua intenção ao contar a fábula e com a moral da história.
CRÉDITOS: http://www.alessandrataelp.blogspot.com/
http://conexaoeducandoeaprendendo.blogspot.com/










O gatinho que sonhava em ser uma onça!

Era uma vez, um gatinho que era menor que seus irmãos é todos riam dele, Ele ficava muito triste porque era diferente de todos, certa vez ele tentou subir no telhado, ele tomou um belo tombo, todos riam e dizia: Esse gato parece mais um rato!Há, o gatinho ficou tão triste que saiu correndo, bem perto dali tinha um Zoológico, ele resolveu entrar pra ver se via outros bichinhos, é se tinha outro gatinho tão menor quanto ele, então quando ele andava se deparou com uma onça! Ele ficou admirado de ver um gato tão grande e tão feroz, e perguntou se ele sempre foi tão grande assim, então a onça lhe disse: Claro! Sempre fui, mais a onça estava muito triste, o gatinho perguntou: Senhor gatão porque o Senhor está tão triste? Ele disse tudo que eu queria é ser um gatinho como você! O gatinho ficou assustado em saber que o gato queria ser como ele. Então a onça explicou que era uma onça, que muitos da família dele havia morrido ou foram preso como ele em uma jaula, ele disse gatinho como você sempre tem a liberdade pode sair por que as pessoas não temem,ai o gatinho contou que o seus irmãos riam dele por causa do seu tamanho, então a onça disse , não deixe que menospreze sua estatura ,pois existi muitos animais que desejaria ser como você , o gato saiu feliz em saber  que uma onça queria ser como ele ser livre! Então quando os gatos maiores riam dele ele dizia, sou feliz  assim como eu sou! Porque sou livre para caminhar!

Moral da história: devemos nos amar , pois sempre tem alguém que quer ser como nós,afinal, ninguém é perfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário