quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Reflexão dos vídeos (Identidades docentes na era do letramento digital,O gêneros digitais e a descoberta da autoria em textos acadêmicos eNarradores de Javé- parte 1). Realizado por: Carine de Souza, Thayná Moreira e Priscila Rodrigues .

Esses três textos mostram a importância da escrita e do letramento no mundo atual, mais compreendendo uma escrita e uma leitura mais ampla que o tradicionalismo, mais que acompanhe o avanço tecnológico do mundo, como no filme“Narradores de Jávé,” não vivemos em um mundo isolado, temos a necessidade em nos adequar ao meio social, indo além do tradicionalismo, apresentando os diferentes gêneros que são compostos nosso meio social.
Nós como educadores temos que repensar nossas práticas no mundo tecnológico, temos que ter nossa identidade docente na era digital, entendendo que somos auxiliadores dessa aprendizagem. Quando surgiu a era digital muitos educadores tinha medo de perder o seu lugar para tecnologia e hoje,  o professor enxerga essa era digital como um auxilio para a aprendizagem. A sociedade também sofreu com a chegada da tecnologia, houve então o desemprego, pois a tecnologia exigia a qualificação desses profissionais, não sendo só necessária a mão-de-obra mais também o conhecimento tecnológico, acontecendo então um reflexo no cotidiano escolar. Hoje a educação deve ser muito mais ampla em relação ao conhecimento, o educador precisa renovar e adequar suas práticas ao mundo tecnológico como fez o professor Araújo, que usou a tecnologia para reinventar a sua aula, para explicar gêneros acadêmicos, através, do uso do blog e do fórum, ele percebeu como teve avanços no conhecimento de seus alunos até mesmo de  seus bolsistas.
Devemos compreender que era tecnológica faz parte do avanço da nossa sociedade, a educação precisa obter uma identidade mais tecnológica, afim de contribuir de todas as formas para a formação dos nossos discente, reelaborando aulas e espaço de aprendizagem para que seja uma fonte de novos aprendizados e de conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário